Bruno Flávio Lontra Fagundes
E-mail: parabrunos@gmail.com
GRADUADO em História - Bacharelado, 1986; Licenciatura, 1987 - MESTRE em Estudos Literários (2001) - DOUTOR em História (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Estágio Doutoral (2009) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Tem experiência na área de História em atuação docente no Ensino Básico no fim dos anos 1980 e experiência no Ensino Superior. Coordenador do Profhistória UNESPAR durante quase 6 anos, tendo orientado dissertações sobre digital e podcast, patrimônio e museus, biografias no ensino de História, individuo e coletivo, o teatro como metodologia de ensino, jogos analógicos. Docente do mestrado acadêmico em História Pública da UNESPAR, orientando dissertações sobre rota turística, turismo, jogos, para além da universidade desenvolveu atividades com planejamento, organização e execução de arquivos privados históricos, assessoramento a políticas de patrimônio histórico-cultural, participação em edição crítica de textos históricos, assessoria/consultoria/pesquisa para reforma de exposições permanentes de museus e centros de cultura, divulgação de conhecimento histórico. Participou de programas de divulgação de memória. Tem particular interesse na Teoria da História e no tema da formação do historiador e nas reflexões e ações relativas a espaços de atuação de profissionais e empregos para historiadores fora do ensino, entendendo que o aprendizado histórico não se dá só na escola.. Concluiu PÓS-DOUTORADO com o tema sobre a história dos cursos de História, em especial o curso de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cuja pesquisa virou o livro O AUGE DA HISTÓRIA em 2019. Foi co-coordenador do PIBID UNESPAR, campus de Campo Mourão
Áreas de interesse
Orientações
Rafael Tonet Maccagnan (Turma 2020)
Mariele Fernandes Pegoraro (Turma 2021)
Tainá Lang da Silva (Turma 2022)
Wagner Fonseca Souza (Turma 2024)
Disciplinas
Tópicos especiais em Memórias e Espaços de formação I: História Pública com Públicos. Participação e colaboração (2020)
Os públicos brasileiros e o povo nacional: A invenção da brasilidade (2023)
Projeto Integrador em História Pública (2024 e 2025)
Projetos de Pesquisa
- Em andamento:
2021 – Atual: Histórias Públicas: controvérsias e debates impertinentes, mas necessários
- Concluidos
2018 – 2021: História Pública: Novas reflexões, nova sistematizações
2015 – 2019: Projeto História do Curso de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
2014 – 2016: Projeto Novas Sensibilidades na América Latina: perspectivas históricas, literárias e políticas
2013 – 2019: Projeto História do Curso de História – UFPR
2013 – 2019: Institucionalização do curso de História da Universidade Federal do Paraná