Você está aqui: Página Inicial > Docentes > Cyntia Simioni França

Cyntia Simioni França

por PPGHP publicado 29/11/2018 19h27, última modificação 03/09/2025 10h55

           Currículo Lattes

           E-mail: cyntiasimioni@yahoo.com.br




Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em História Social pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do grupo de pesquisa Kairós: Educação das Sensibilidades, História e Memória vinculado ao CMU (Centro de Memória-UNICAMP), Coordenadora do Grupo de Estudos Odisseia (UNESPAR). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada-GEPEC - Faculdade de Educação-UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em História Púbica (PPGHP), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) e do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Coordenadora do GT/PR Ensino de História e Educação- ANPUH-PR (2022-2024). Vice- coordenadora do GT/PR Ensino de História e Educação- ANPUH-PR (2024-2026).Coordenadora do Laboratório do Ensino de História (LEHIS) na UNESPAR (2020-2024). Coordenadora do Residência Pedagógica do curso de História (2021-2023). Coordenadora do Programa de Mestrado em Ensino de História - UNESPAR (2023-2024). Dedico às seguintes temáticas: produção de conhecimentos históricos e educacionais, ensino de história, estágio curricular, livros didáticos, formação de professores, práticas de memórias e narrativas na interface com a História Pública. Coordenadora da Internacionalização do projeto de pesquisa em rede com Instituto de Ciência e Educação, na cidade de Lubango em Angola junto ao programa de Mestrado de Ensino de História de África e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Áreas de interesse
Ensino de História, Formação de professores e história pública;
Práticas de memórias e narrativas em espaços públicos (escola, arquivos, museus, patrimônios);
Produção de conhecimentos históricos e educacionais em diferentes espaços públicos.

Orientações

Fábio Vedovato (Turma 2019)
Inacio Marcio de Jesus Fernando Jaquete (Turma 2020)
Marli Batista Basseto (Turma 2020)
Carolina Oliva Rodrigues de Oliveira (Turma 2021)
Drieli Fassioli Bortolo (Turma 2021)
Damião Rocha dos Santos Júnior (Turma 2022)
Gabriel Henrique de Souza (Turma 2022)
Sihilusangamo Kicani Pedro (Turma 2022)
Beatriz Carazzai Pereira (Turma 2023)
Emily Vitória Neves Monteiro (Turma 2023)
Matias Eduardo Chimbalandongo (Turma 2023)
Mpambani Matundu Vicente (Turma 2023)
Joaquim Manuel Francisco (Turma 2024)
Silvestre Lissekeivo Manuel Gamba (Turma 2024)
Felipe Rodrigues Werner (Turma 2025)

Disciplinas

História Pública e Ensino de História (2019)
Produção de conhecimentos históricos e educacionais na relação com os espaços públicos: memórias e narrativas (2019, 2020, 2021,2022)
Tópicos Especiais em Saberes e Linguagens V: Tradição oral e culturas africanas (2023)
Negacionismo histórico, revisionismo e História Pública (2023 e 2024)
História Pública e Ensino de História (2025)
Tópicos Especiais em Saberes e Linguagens X:Tradição Oral e Cultura Africana (2025)

Projetos de Pesquisa

  • Em andamento:

2022 - Atual: Memórias do ISCED
2022 - Atual: Formação docente e produção de conhecimentos histórico-educacionais pela via da autoridade compartilhada

  • Concluídos:

2019 - Atual: Formação de professores de história na interface com a História Pública: abrindo horizontes
2015 – 2017: Professor seu Lugar é Aqui EAD: Estudos Mediados pelas Tecnologias sobre Formação, Trabalho e Práticas Pedagógicas no Espaço Escolar
2013 – 2015: Professor seu lugar é aqui: estudo sobre formação, trabalho e práticas pedagógicas no contexto educacional
2012 – 2015: Formação de professores, memória, narrativa e experiências vividas
2011 – 2013: Formação de professores no ensino de história: memória, história e documento
2009 – 2010: Projeto: Patrimônio, Ensino e Memória