Cyntia Simioni França
E-mail: cyntiasimioni@yahoo.com.br
Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em História Social pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do grupo Kairós: Educação das Sensibilidades, História e Memória vinculado ao CMU (Centro de Memória-UNICAMP) , membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada-GEPEC - Faculdade de Educação-UNICAMP e membro do Grupo de Pesquisas Rastros (Universidade de São Francisco) Dedico às seguintes temáticas: produção de conhecimentos históricos e educacionais, ensino de história, estágio curricular; livros didáticos, formação de professores, práticas de memórias e narrativas.
Áreas de interesse
Ensino de História, Formação de professores e história pública;
Práticas de memórias e narrativas em espaços públicos (escola, arquivos, museus, patrimônios);
Produção de conhecimentos históricos e educacionais em diferentes espaços públicos.
Orientações
Fábio Vedovato (Turma 2019)
Inacio Marcio de Jesus Fernando Jaquete (Turma 2020)
Marli Batista Basseto (Turma 2020)
Carolina Oliva Rodrigues de Oliveira (Turma 2021)
Drieli Fassioli Bortolo (Turma 2021)
Damião Rocha dos Santos Júnior (Turma 2022)
Gabriel Henrique de Souza (Turma 2022)
Sihilusangamo Kicani Pedro (Turma 2022)
Beatriz Carazzai Pereira (Turma 2023)
Emily Vitória Neves Monteiro (Turma 2023)
Matias Eduardo Chimbalandongo (Turma 2023)
Mpambani Matundu Vicente (Turma 2023)
Disciplinas
História Pública e Ensino de História (2019)
Produção de conhecimentos históricos e educacionais na relação com os espaços públicos: memórias e narrativas (2019 e 2020)
Projetos de Pesquisa
- Em andamento:
2019 - Atual: Formação de professores de história na interface com a História Pública: abrindo horizontes
- Concluídos:
2015 – 2017: Professor seu Lugar é Aqui EAD: Estudos Mediados pelas Tecnologias sobre Formação, Trabalho e Práticas Pedagógicas no Espaço Escolar
2013 – 2015: Professor seu lugar é aqui: estudo sobre formação, trabalho e práticas pedagógicas no contexto educacional
2012 – 2015: Formação de professores, memória, narrativa e experiências vividas
2011 – 2013: Formação de professores no ensino de história: memória, história e documento
2009 – 2010: Projeto: Patrimônio, Ensino e Memória