Você está aqui: Página Inicial > Docentes > Cristina Satiê de Oliveira Pátaro

por PPGHP publicado 29/11/2018 15h03, última modificação 22/04/2021 11h09
Docente do PPGHP entre 2018 e 2020

E-mail: crispataro@gmail.com

Docente da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão (Unespar). Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), do qual atuou como vice-coordenadora na gestão 2013-2016, e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Possui Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi Diretora de Pesquisa da Universidade Estadual do Paraná (2013-2017), Bolsista Produtividade pela Fundação Araucária (2014-2016) e Chefe da Seção de Pesquisa e Pós-Graduação do campus de Campo Mourão da Unespar (2010-2013).

Áreas de interesse
Juventudes, identidades e espaços de formação;
Cultura, religião e instituições;
Memórias, narrativas e relações de poder.

Sem orientações

Disciplinas
Tópicos especiais em Saberes e Linguagens III: da construção do projeto à apresentação em eventos científicos (Programa EMI) / From project building to presentation in Scientific Conferences (EMI Program) (2019 e 2020)

Projetos de Pesquisa

• Em andamento:

2017 – Atual: Jovens universitários como agentes de desenvolvimento: percepções dos estudantes da Unespar/Brasil e da Universidade de Holguín/Cuba

Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2019 – Atual: Trabalho, ética e valores nos projetos de vida de jovens universitários

• Concluídos:

2016 – 2018: Agentes religiosos na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná: articulações entre religião e política na campanha eleitoral

2016 – 2018: Jovens licenciandos no Brasil e no Peru: compreensões sobre a religião e participação política

2013 – 2016: Representações da mulher e normatização do corpo: um estudo a partir da seção feminina do Jornal Folha do Norte do Paraná (1962-1974)
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2013 – 2016: Felicidade e projeto de vida (purpose) dos jovens de cinco regiões brasileiras: Um estudo na perspectiva dos Modelos Organizadores do Pensamento
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2012 – 2016: Perfil de jovens universitários no estado do Paraná: ações e representações sobre religião e política
Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro.

2012 – 2015: Relações de gênero e ensino de História: representações da mulher no Jornal Folha do Norte do Paraná (1971-1974)
Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro.

2011 – 2013: Representações da mulher e relações de gênero no Jornal Folha do Norte do Paraná: estudos sobre a utilização do jornal como fonte e como recurso metodológico no ensino de História - Edital CNPq 14/2011 - Universal

2011 – 2013: Juventude, religião e política: compreensão das representações político-religiosas na campanha eleitoral - Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES 07/2011

2010 – 2013: Organização, catalogação, descrição e digitalização dos processos da vara civil da Comarca de Campo Mourão (1962 - 1976)