Você está aqui: Página Inicial > Vida Acadêmica > Estágio Pós-Doutoral

Estágio Pós-Doutoral

por Pedro Henrique Caires de Almeida publicado 12/12/2018 19h37, última modificação 02/08/2019 14h51

O Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História Pública da Universidade Estadual do Paraná – Unespar/Campo Mourão, visa o aprimoramento em pesquisa avançada sob a supervisão de pesquisador experiente e realizado por portadores de título de doutorado, com o objetivo de aperfeiçoar o nível de excelência científica.

Duração: O período máximo de vinculação do pós-doutorando é de 5 anos.

Período de Ingresso: Fluxo contínuo. Após confirmação de aceito do professor supervisor, a documentação deverá ser enviada para a secretaria do Programa de Pós-Graduação em História Pública (historiapublica@unespar.edu.br), analisada previamente pela Coordenação do Programa e posteriormente submetida para avaliação do Colegiado do Programa.

 

Resultado da Seleção 2019


1. PROCEDIMENTOS PARA INGRESSO

a) Formulário de Inscrição;

b) Cópia digital do RG e do CPF (para brasileiros) e passaporte para estrangeiros;

c) Confirmação de aceite de supervisão por docente vinculado ao PPGHP;

d) Cópia digital do Currículo Lattes atualizado (para brasileiros) e Currículo Vitae para estrangeiros;

e) Cópia digital do Diploma ou certificado de conclusão de Doutorado (não aceitaremos a ata de defesa);

f) Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido junto a uma das linhas de pesquisa do PPGHP e que deve conter:

  • Título;
  • Proposta de investigação;
  • Objetivos (geral e específicos);
  • Metodologia;
  • Referências.

 

g) Plano de Trabalho com detalhamento das atividades acadêmicas correspondente ao período de estágio pretendido. Observando a realização de ao menos uma atividade acadêmica no âmbito da Graduação e uma na Pós-Graduação:

  • Título;
  • Cronograma das atividades a serem realizadas.
  • Etapas do Estágio de Pós-Doutorado (Pesquisa, ensino e disseminação).

 

O procedimento para realização de Estágio de Pós-Doutorado necessita contemplar todos os itens acima elencados. A documentação completa deverá ser enviada para a Secretaria do Programa de Pós-Graduação (historiapublica@unespar.edu.br), que emitirá confirmação de recebimento. Toda documentação deverá ser enviada em versão digital (formato PDF) com 30 dias de antecedência do início do estágio para a avaliação e validação pelo Colegiado do Programa. O início das atividades somente é autorizado a partir da aprovação pelo Colegiado e sua posterior homologação final no site do curso. Não é necessário envio de cópia documental em papel.


2. REQUISITOS PARA ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO

a) Formulário para Encerramento (assinado pelo Pós-Doutorando e pelo Supervisor);

b) Relatório Final. Deve constar o cumprimento das atividades programadas correspondente com o Plano de Trabalho e Projeto de Pesquisa e ser entregue em até no máximo 60 dias após a data final de vigência. Caso o Relatório Final não seja entregue dentro do prazo, o Pós-Doutorado será encerrado e o atestado não será emitido.

c) Cópia de comprovação de submissão de artigo para publicação em periódico científico ou capítulo livro, entre outras possibilidades a serem avaliadas pelo Colegiado do Programa.

Observação: na eventualidade de não publicação do artigo ou capítulo de livro produto do pós-doutorado, apresentar carta assinada pelo supervisor informando a razão da não submissão.

O Atestado de Conclusão é gerado após o cumprimento das atividades previstas no Plano de Trabalho e no Projeto de Pesquisa apresentadas por meio de Relatório Final, sendo aprovadas pelo Supervisor e validadas pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em História Pública. Toda a documentação deverá ser entregue na secretaria do Programa de Pós-Graduação em História Pública da Unespar.


3. AGÊNCIAS DE FOMENTO À PESQUISA DE PÓS-DOUTORADO

 Capes/PNPD

  • No momento a Capes não autorizou a abertura de Edital de Bolsas de Pós-Doutorado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). A seleção da bolsa PNPD é realizada pelo Programa em edital próprio.

 

 Mais informações em: https://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes

 

CNPq

  • O edital de livre concorrência para bolsa do CNPq é divulgado no portal do CNPq e a seleção é realizada pela própria instituição conforme cronograma divulgado no órgão.

 

Mais informações em:

http://cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2958271

Chamada CNPq Nº 08/2019 - Bolsas no País e no Exterior

 

Fundação Araucária

  • A Fundação Araucária disponibiliza por meio de editais de livre concorrência, bolsas para realização de estágio pós-doutoral.

 

Mais informações em: http://www.fappr.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=11

 

Observação: É possível o fomento de bolsas por outros órgãos ou instituições para realização do estágio, assim como a realização de estágio de pós-doutorado de forma voluntária, sem o recebimento de bolsa. Os candidatos contemplados por bolsa de órgãos de fomento não necessitam de avaliação do Colegiado do Programa, apenas a apresentação dos documentos necessários e a carta de aceite de docente do Programa para dar ciência em reunião do colegiado.